Alegria, devoção e Fé no Encontro de Folias


Com o tema “saber e fé nas mãos do povo” aconteceu em Goiânia o 17º Encontro de Folia de Reis, na Igreja Matriz de Campinas, reunindo mais de 40 agremiações de todo Goiás, no dia 28/01/2018. A abertura foi com a Orquestra de Violeiros Raízes de Pontalina e o evento durou todo o dia.


O público acompanhou a entrega das bandeiras para autoridades municipais em sua maioria com algum relacionamento com a tradição católica ou a cultura, exemplo maior foi a presença do escritor Bariani Ortêncio. A apresentação ficou por conta do cantor e compósitos popular goiano, Adalto Bendo Leal.

O ponto mais animado na passagem da comitiva é a presença dos “palhaços” que levam descontração e alegria  com suas roupas coloridas e mascaras artesanais, a maioria feita em couro e que torna tudo ainda mais quente. Mantendo a tradição, o público joga moedas para os palhaços pegarem quando passam. Com a utilização das máscaras eles têm a visão das moedas dificultadas e até achá-las e disputá-las vira uma grande brincadeira. Alguns desses palhaços em ato contrito de fé entram na pista de joelhos, mostrando sua penitência no ato da entrega da Bandeira.

Destaque também para o grande número de crianças, não só participando da Folia como prestigiando o evento. A maioria delas se divertiu como palhaços em cata das moedas jogadas que o público chama de “balinhas”. Normalmente as moedas são jogadas ou entregues ao palhaço preferido da plateia. O bom significado é que essa atividade religiosa e cultural terá mantida a tradição.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO          

Por João Carlos Barreto

#foliadereis #Cultura #Goiânia #JCBarretoNews

Siga pelo Instagram